top of page

O investimento de impacto é um caminho para a sua organização?


A colaboração entre diferentes tipos de recursos é o que temos de mais potente para alavancar o impacto que queremos. Grandes investidores têm nas mãos o poder de desencadear uma onda de transformação positiva direcionando recursos para o bem comum e dando suporte para que iniciativas e negócios de impacto sejam viabilizados.


No mundo atual, onde os desafios sociais e ambientais são cada vez mais evidentes, a busca por soluções inovadoras que gerem um impacto positivo tornou-se uma prioridade global. Temos testemunhado grandes desastres ambientais que têm atingido cidades inteiras e afetado milhares de pessoas.


A crise climática emerge como uma das maiores ameaças à sustentabilidade do planeta e ao bem-estar humano. Não é de agora que o planeta está clamando por ajuda.


Precisamos promover a transição para uma economia de baixo carbono e mais resiliente. Empresas e projetos que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa, proteger ecossistemas vulneráveis, territórios e seu povo, promover energia limpa e desenvolver tecnologias sustentáveis desempenham um papel crucial na luta contra a crise climática. Para além do meio ambiente, há uma diversidade de setores que usufruem do investimento de impacto para gerar mudanças significativas em nossa sociedade. A Sitawi - Finanças do Bem - segue liderando a discussão sobre o cenário de investimento no Brasil e ajudando muitas organizações nessa trajetória.


Para impulsionar soluções e transformá-las em realidade, o investimento de impacto pode ser uma poderosa ferramenta, capaz de alinhar o retorno financeiro com justiça social e a um meio ambiente sustentável.


Agora te pergunto: o investimento de impacto é uma possibilidade para a sua instituição? Vamos conhecer mais detalhes sobre essa modalidade peculiar na mobilização de recursos.

O que é Investimento de Impacto?


Investimento de impacto pode ser definido como uma estratégia de alocação de recursos financeiros em projetos, empresas ou organizações com o objetivo de gerar impacto social e/ou ambiental positivo, ao mesmo tempo em que busca retornos financeiros sustentáveis.


Diferente dos investimentos tradicionais, que focam exclusivamente no retorno financeiro, o investimento de impacto busca equilibrar lucro com propósito.


O investimento de impacto proporciona recursos complementares a doações e financiamentos tradicionais, permitindo que essas organizações planejem e implementem projetos de longo prazo com maior segurança financeira.



Conheça seus benefícios


Os benefícios do investimento de impacto são múltiplos e abrangentes. Além de contribuir para a resolução de problemas urgentes, como mudanças climáticas, geração de renda e degradação ambiental, os investimentos de impacto têm potencial para:


  • Gerar retornos financeiros sólidos a longo prazo, muitas vezes superando as tradicionais estratégias de investimento;

  • Atrair talentos e recursos para projetos inovadores;

  • Fortalecer a reputação e a marca de investidores e empresas comprometidas com a sustentabilidade e responsabilidade social;

  • Criar um ecossistema mais resiliente e equitativo, beneficiando comunidades marginalizadas e fortalecendo a economia local.


De acordo com uma pesquisa* realizada em 2020 pelo Global Impact Investing Network (GIIN)*, 67% dos investidores de impacto escolhem investir nesta modalidade visando o retorno financeiro equiparado com o mercado tradicional. E 88% afirmaram que seus investimentos de impacto se equiparam ou superaram suas expectativas de retorno.





Agora, embora o investimento de impacto ofereça benefícios significativos, é preciso atentar para alguns desafios. É crucial garantir que os objetivos e valores da instituição estejam alinhados com os dos investidores de impacto, evitando compromissos que possam desviar a missão da organização. Além disso, é essencial que a entidade mantenha sua independência e evite depender excessivamente de um único investidor ou fonte de financiamento, diversificando suas fontes de receita para manter a resiliência e a sustentabilidade.



E o que podemos dizer da jornada do investimento de impacto?


Tudo começa com a identificação de problemas sociais ou ambientais que demandam soluções inovadoras. Em seguida, negócios de impacto, ONGs e startups desenvolvem e prototipam suas soluções, buscando validar sua viabilidade técnica, econômica e social.


Nesse ponto, o investimento de impacto desempenha um papel crucial. Os investidores interessados em promover mudanças positivas financiam esses projetos e empresas em estágio inicial, permitindo que eles cresçam e consigam escalar suas soluções.


À medida que elas são validadas, se expandem e seu impacto também aumenta, beneficiando um número cada vez maior de pessoas e comunidades.


Na onda do ESG, precisamos conectar nossos projetos com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU

O investimento de impacto está intimamente alinhado com os ODS estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esses objetivos fornecem e impulsionam um movimento global para enfrentar os desafios sociais, ambientais e econômicos mais prementes da atualidade. Investir em projetos e negócios que contribuam para a realização dos ODS é uma maneira concreta de acelerar o seu processo de captação de recursos. Por isso, você precisa conhecê-los a fundo e exemplificá-los em suas apresentações institucionais, projetos e propostas.


O ODS 13 - Ação contra a Mudança Global do Clima - tem sido bastante comentado e aparece como um catalisador dos investimentos de impacto que contribuem para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, bem como para a proteção da biodiversidade.



Mas Dai, qual o caminho até o investimento de impacto?


Aqui começa a nossa jornada. Para negócios de impacto, ONGs e startups interessados em captar recursos para investimentos de impacto, algumas dicas práticas para você começar hoje o seu planejamento estratégico:


  1. Descreva de forma simples e convincente o problema que você está buscando resolver, o impacto que sua solução pode gerar e como pretende mensurá-lo, ou seja, um pitch.

  2. Estabeleça conexões sólidas e relacionamentos com investidores de impacto, redes de apoio e outras organizações do ecossistema. Participe de eventos, workshops e conferências nacionais e internacionais para expandir sua rede de contatos.

  3. Identifique quem são esses investidores e ative esse contato. O linkedin é uma ótima forma de fazer isso e você pode aliar com o uso do donor scoping, um método testado para criar networking com potenciais prospects. Saiba mais sobre esta metodologia aqui.

  4. Demonstre a viabilidade financeira do seu projeto de como ele pode gerar retornos sustentáveis para quem os apoiar.

  5. Mantenha a transparência ao longo de todo o processo, principalmente na prestação de contas. É importante demonstrar compromisso com o uso dos recursos financeiros.

  6. Pense em toda a cadeia de stakeholders de forma estratégica: governos locais, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil, para fortalecer sua proposta e aumentar sua credibilidade.

  7. Adaptar-se a novos cenários com base no feedback e nas lições aprendidas ao longo do caminho é algo que você precisa ter em mente.


E lembre-se, estamos atuando em um mundo em constante mudança e para muitos ainda, as questões sociais e ambientais são um dever apenas do setor público e da filantropia. Precisamos extrapolar estas barreiras e entender os desafios como um dever de todos.


Com isso posto, aqui está o caminho para encontrar o investimento de impacto:


  • Bancos, fundos de pensões, consultores financeiros e gestores de patrimônio são aqueles que fornecem oportunidades de investimento para os clientes, tanto a indivíduos como a instituições com interesse em causas sociais e/ou ambientais gerais ou específicas.

  • As fundações institucionais e familiares já movimentam grandes cifras e apoios globais.

  • Empresas e grandes investidores privados apostam no investimento social corporativo (ISC) para atender às novas demandas do mercado

  • Órgãos e instituições financeiras governamentais podem fornecer provas de viabilidade financeira para os investidores do setor privado.


Ao adotar uma abordagem de investimento de impacto, a filantropia, investidores, governos e organizações podem trabalhar juntos para construir um futuro mais sustentável e inclusivo para todos.


Um abraço,


Daiane


______

Fonte*: Alguns dados foram tirados da pesquisa: "2020 Annual Impact Investor Survey: Executive Summary”.

4 visualizações0 comentário

Коментарі


Subir topo.png
bottom of page