top of page

Jump! Como desenvolver sua carreira na captação de recursos.

Atualizado: 29 de fev.




O mercado para profissionais da captação de recursos está super aquecido. Muitas organizações estão fazendo sua virada de chave entendendo que a sustentabilidade financeira precisa estar na centralidade na estratégia de desenvolvimento institucional e contratar uma pessoa para a captação de recursos é um passo importante.


Profissionais engajados no Terceiro Setor desempenham um papel crucial na construção de um campo mais forte e potente, atraindo recursos para fazer acontecer suas missões e teorias de mudança para superarem os desafios que enfrentamos hoje no mundo.


No entanto, o cenário agora é que o setor intensificou sua busca por profissionais na área da captação de recursos em um momento em que muitas pessoas alimentam um desejo de transição de carreira ou de fortalecer seus conhecimentos para alcançar cargos mais sêniores no setor. Se isso acontece contigo, esse artigo é para você, pois o tema do desenvolvimento de carreira na captação de recursos nunca fez tanto sentido.


1. A Importância do Desenvolvimento Pessoal 


A capacidade de liderança, a inteligência emocional e habilidades interpessoais desempenham um papel importante na construção deste ser profissional. Temos visto que certas habilidades que carregamos conosco desde que criança e que permanecem em constante aprendizado são indispensáveis para que possamos encontrar o nosso lugar no mundo. Há quem diga que enquanto crianças, nascemos perfeitos e que ao longo da vida desaprendemos a ser criativos, inovativos e confiantes. Recomendo a leitura do livro Jardim de infância para a vida toda, de Mitchel Resnik, Diretor do MIT Media Lab e um dos fundadores do Scratch, para aprofundar mais nesse assunto e esclarecer. 


É muito importante mapear suas habilidades para entender como elas se conectam na área de captação de recursos. Muita gente pensa que saber vender é o que importa aqui, mas eu sou da teoria que, uma vez que você está envolvida com a mudança que quer no mundo, contar boas histórias surge de forma natural. Ao defender um projeto, você está buscando recursos para que ele aconteça ou siga acontecendo para impactar positivamente a vida das pessoas. Já pensou por essa perspectiva?


2. Construção de redes e parcerias estratégicas


As redes de contatos são um ativo valioso. Participar de eventos, conferências e encontros do setor proporciona oportunidades de construir relacionamentos sólidos e parcerias estratégicas. Além disso, a participação em comunidades online e redes sociais pode ampliar o seu alcance e sua visibilidade enquanto autoridade em determinado assunto. Ver e ser vista, essa é a minha dica aqui. 


Começar a construir um networking forte para ficar no radar das organizações e dos financiadores em potencial é algo que você precisa olhar com carinho. Existem táticas muito eficazes para construir uma rede de conexão. Não adianta atirar para todos os lados, pois há maneiras de otimizar os esforços aqui de forma estratégica. É muito importante que você expanda a sua presença aqui no LinkedIn se utilizando de uma gestão ativa e constante capaz de agregar todos os recursos avançados da plataforma. Além disso, é importante dedicar um tempo para fortalecer essa rede. 


3. Construção de uma marca pessoal forte e aumento de repertório


Sua história de vida e sua vivência contam muito aqui. Quando pensamos em desenvolvimento de carreira, fortalecer a sua marca pessoal é essencial. Um bom exercício é olhar para trás e ver toda a sua trajetória e as competências que você adquiriu nesse caminho. Tenho certeza que cada experiência de trabalho te agregou algo, sem contar nos inúmeros aprendizados (erros e acertos fazem parte). 


O conhecimento técnico é a espinha dorsal para se alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Estar atualizado sobre tendências, regulamentações e estratégias específicas do setor é fundamental. Na área de captação de recursos especificamente, não temos uma graduação aqui no Brasil, mas há diversos cursos livres capazes de te atualizar sobre o tema e garantir que você esteja preparado para enfrentar novos desafios. 


4. Mente aberta para a inovação


É preciso cultivar uma mentalidade aberta a novas ideias e práticas. Inovar não está só relacionado somente a conhecer novas tecnologias (sim, elas são vitais hoje em dia), mas trago inovação aqui como um processo de criação, de ir atrás de novos recursos e ousar em estratégias diferentes sem medo de errar. 


Sair do lugar-comum é uma das maiores inovações que podemos fazer enquanto pessoas captadoras de recursos. O setor se expandiu e precisamos tirar o maior proveito dessa diversidade de estratégias que temos em nossas mãos. 


Investir na sua carreira é apostar no seu potencial. E eu e você sabemos que o seu potencial está aí dentro de você!


O desenvolvimento de carreira em captação de recursos é uma jornada contínua e eu estou comprometida em seguir por aqui para democratizar cada vez mais o acesso ao conhecimento sobre o tema. 


Eu acabei de lançar a Jump, meu programa de mentorias de desenvolvimento de carreiras na captação de recursos. A primeira turma já está fechada e estou animada para o que colheremos dessa experiência. 


Como diria Chico Science: “um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar”. 


Vamos de mãos dadas!


Daiane

38 visualizações0 comentário

コメント


Subir topo.png
bottom of page